26/11/2009

Carta ao Pai Natal

O Be quer escrever e pediu-me para lhe ensinar as letras. Começámos por escrever os nomes dos jogadores do sporting ( e eu sou do benfica, o que uma mãe faz pelo filho!). Passada esta fase, resolvemos escrever uma carta ao Pai Natal.
" Querido Pai Natal, portei-me bem" - só esta frase foi uma folha inteira!
Começou então a escrever os presentes que gostaria de ter. Foram mais 10 folhas!!!
É tão bom ver o B cheio de vontade de aprender. Claro que tenho que lhe dizer as letras para compôr uma palavra, mas a simplicidade com que já define os contornos que dão origem à letra é um orgulho...estás mesmo a crescer, filho.

empregada?!

Noutro dia, o Bernardo pediu-me para ir buscar uma coisa, eu respondi-lhe que ele é que devia ir buscar. Resposta imediata: Vais tu porque és a minha empregada?!
Ah!? Dah? Mas o que é isto? De onde veio esta ideia?
Desfiz em 3 tempos este rasgo de novo riquismo. Empregada?! Aqui não há empregadas, toca a mexer!
Ora esta agora!!! Cá em casa pouco se vê novelas brasileiras, mas acho que já deve ter apanhado algum episódio!

23/11/2009

bolinho ao minuto

Esta tenho que partilhar. Na escolinha, a mãe de uma amiga do B, foi ensinar as crianças a fazerem um bolo de chocolate numa caneca e no microondas num minuto e meio. Adorei a ideia, especialmente pela rapidez da coisa, não tanto para o B, mas sim para mim, para os meus rasgos de necessidades calóricas imediatos! Partilho esta receita, tão bem representada pela criançada, e claro está, já o fiz em casa! Aprovadíssimo! Obrigado escolinha!
PS. uma óptima solução para visitas inesperadas para jantar. Escolham é bem a caneca!!

16/11/2009

o arco-iris sem cor


Mais um momento criativo com o B. A história de ontem à noite resultou assim:
O B começou..." era uma vez um tapete".
Eu respondi: "uma tapete sem cor que estava à procura das cores". E então pôs-se a caminho à procura do arco-iris."
O B continuou. " quando encontrou o arco-íris, tinha perdido as cores todas, e o arco -íris estava triste".
E eu .." então o tapete e o arco-iris foram à procura das cores".
E o B: .."que estavam escondidas numa nuvem".
E eu: "o arco-íris chamou pela cores, mas elas não apareciam, até que resolveu procurar um objecto de cada cor, para chamar as cores. Encontrou uma camisola verde no caminho e chamou a cor verde. A cor verde apareceu e pimba, o arco-iris apanhou-a. Já tinha o verde, pelo menos. Continuou o seu caminho até encontrar todas as cores, depois foi o vermelho, o verde, o azul, o roxo, todas as cores iam ao encontro dos objectos da sua cor, e nesse momento, o arco-iris apanhava a cor que lhe faltava. No final, deu uma cor ao tapete". E adormecemos.
(daqui a uns anos publico estas histórias)

13/11/2009

uma partilha...

Deparei-me com esta frase que gostei particularmente e que partilho:
"Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o amor existe, que vale a pena se se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena!"

podemos fazer rimas?

O B aprendeu a fazer rimas na escola e adora! O nosso ritual é depois da famosa caderneta, adormecemos a fazer rimas. E realmente o B surpreende-me porque consegue encontrar palavras para rimar. É claro que algumas palavras são verdadeiras pérolas , com tanta criatividade ao juntar letras! Todas as noites me pede o jogo das rimas, e lá começamos nós: chão rima com?....banana rima com? cadeira rima com...?

curso intensivo de futebol


Não sei se me devo preocupar, ou orgulhar! O Bernardo domina o futebol, os jogadores, as equipas, portugueses e espanholas, e inglesas, de tal maneira que eu já sou injectada diariamente com este curso intensivo. Em vez de histórias da " carochinha" antes de dormir, andamos a consumir cadernetas de futebol, porque ele que saber os nomes dos jogadores de cor e salteado. O problema é que além dos nomes, agora é o peso!! Sim, quanto é que os jogadores pesam, para saber quem é o maior! (informação que consta na caderneta). Por tudo isto não sei se me devo preocupar ou orgulhar!
Além disso, já sonho com nomes como Mayong, Alan, Pereirinha, Patacas e tantos outros que agora fazem parte do nosso dia-a-dia! Qualquer dia estou eu nos concursos do canal benfica sobre futebol! Já esteve mais longe, já!

09/11/2009

surpreendida? claro sim


o Be consegue ser oposto dos pais...tem a mania da arrumação e de pôr tudo no sitio, ao contrário de mim! Além do habitual, de apagar senpre as luzes e arrumar os sapatos e os casacos, foi a vez do papel higiénico. Por hábito sempre que um rolo está no fim, tiro logo do armário um rolo novo, ficando à espera que o outro acabe. Ao deitar-se, o Be foi ao seu último xixi e começo a ouvir barulho na WC, para além do normal. Vou ver o que se passa e eis que o B no seu rasgo de arrumação, como acabou o rolo, tirou o rolo, deitou no lixo e ainda colocou o novo rolo no sitio devido! Isto não é bom sinal, pois não??! Acho que me vai dar grandes lições de arrumação, deitando por terra a minha preguicite aguda!

08/11/2009

um dia sem...

um dia sem o B...é o que me tenho vindo a habituar...fim de semana sim, fim de semana não. sinto falta, mas faz parte.

06/11/2009

As saudades de final de dia

o amor de mãe é realmente muito especial...quando estou a trabalhar e chego ao fim do dia cheia de saudades do B, dá vontade de sair a correr e agarrar as suas bochechas deliciosas...adoro este sentimento que tanto me enche!

05/11/2009

vá, vamos lá fazer uma história

Nos nossos programas nocturnos de inventarmos histórias, a rizada é total. O b está numa fase em que tudo tem que meter cócó, xixi e puns! Cada história que começamos acaba sempre neste ritual! Ontem tentei 3 vezes contar uma história normal, mas desisti porque o b agora só pensa em meter estes temas à baila.
Ex:
"Era uma vez um beijinho"...comecei eu...
B responde " veio um pum e acabou com o beijinho".
Fim da história!
Está difícil!!!

01/11/2009

os senhores das lojas....não são como nós

À medida que o B cresce, mais perguntas faz e mais pensa sobre o mundo à volta dele. A última foi estarmos numa loja, e do nada, o Bernardo perguntou:
- Onde é que dormem os senhores das lojas?
Procurava à volta se havia uma caminha, ou um cantinho algures na loja para o descanso dos lojistas.... Qual irem para casa, qual quê! Se trabalham ali, puxem lá da caminha debaixo do balcão...assim não chegam atrasados ao emprego!