15/12/2011

:)

Há dias que estamos com mau humor, acordamos zangados com a vida, e há um remédio com efeito imediado para curar todos os males: acordar o nosso filho e ele oferecer-nos um sorriso e um abraço genuíno e puro!
Hoje senti isto. Senti o sorriso do Beni ao acordar, sempre bem disposto de manhã ( ao contrário da mãe), que nos dá um safanão logo à primeira hora do dia. Obrigado B por me mostrares as coisas que valem a pena na vida.

09/12/2011

Não me estraguem o cenário!


Hoje, dia de frio, 8º lá fora, vestimos casaco, cachecol, e, pela primeria vez este ano, enfiei um gorro na cabeça do B. O que eu fui fazer!!!!! Não é que o B, estava preocupado com o cenário?? "Xi, mãe, porque é que tenho que levar gorro!"
Já perto da escola, a pé, passamos por um colega, saída do B: "Pronto, já me viu com o gorro!"
QUÊ??? Tens 6 anos e está preocupado por causa de um gorro na cabeça que todas a crianças usam, pensei eu! Nem imagino daqui para frente!
Mal passámos o portão da escola, tirou logo o gorro, não vá alguma miuda ver!!!!
É o cenário, está visto!

25/11/2011

ai, amores desta vida

Pois, é...o Beni parece que está a começar a descobrir o que é o amor! Parece que as meninas não o largam. Ele por um lado diz que gosta, mas por outro não. E até que me responde: " Já sei, mãe! Vou dizer-lhes assim: Gosto de ti, mas não me chateies!".
E pronto, há que pâr os pontos nos is! Continuem lá a gostar de mim, mas não me incomodem, sff!

17/11/2011

Cartas de amor? Quem as não tem....



O beni recebeu a sua primeira carta de amor! Primeiro quis desconversar, depois falou e falou e contou! É uma menina no 3º ano.
Perguntei-lhe se gosta dela e ele disse que não. Disse que ia responder à carta com os seus 2 amigos ( o Vi e o Fran)! Lindo!
Perguntei-lhe o que ia escrever..resposta: que não gosto dela!
Tentei minimizar a coisa paras escrever algo mais bonito....
Questionei, então de quem gostava, ou se havia alguma menina que achasse bonita...respondeu-me a C, que é do 3º ano.
Está visto, que gosta de miudas mais velhas e pelo que me disse, morenas!
Estás mesmo a crescer, Beni:)

02/11/2011

Por livre iniciativa

Se há coisa que me orgulha, é ver o meu filho ser completamente responsável com 6 anos. Chego a casa e nem preciso de dizer nada. Sozinho toma a inciativa de fazer os trabalhos de casa, e ainda me diz o que tem que fazer, sem eu lhe perguntar.
É mesmo um destes que eu queria:)

A conquista tipica destas idades

Foram várias as tentativas para o Beni chegar a esta conquista. Desde o Verão que andamos a treinar, e no sábado passado foi o dia D. Desta vez, sem ajuda, tentanto e tentando, com a sua insistência, garra e autonomia, lá foi ele por si só, desenhando os trajectos com o seu próprio equilibrio...
É mais uma grande conquista tua, filho!

10/10/2011

pérolas...

A conjugação dos verbos nestas idades, gera autênticas pérolas.
Estava a medir uma coisa com o B, e eis que me disse - "Eu minto, mãe"!

01/10/2011

TPC


O ritual, depois das letras, lá vêem os ditongos!

conversas

Conversa durante o jantar: Mãe hoje vi um anão e sabes uma coisa? Ele sabia ler! Onde é que eles moram? À noite saem da chaminé? E têm filhos? Quantos filhos?
Adoro estas conversas....

20/09/2011

E estamos os dois a aprender...




É uma nova etapa, para o B e para mim. Estamos os 2 entusiasmados, ele mais que eu, pois eu estou mais é preocupada a pensar no pouco tempo que tenho para o acompanhar nestos novos desafios. Mas tudo se ajustará!
O B anda feliz da vida. Perguntei-lhe se gostava da escola e ele respondeu-me com um grande sorriso na cara: " se gosto? ADORO!". E ainda bem, porque o facto de ele estar bem, dá-me bastante tranquilidade.
Tenho visto que a vida se vai encarregando de muita coisa, de beneficios que por vezes não são da nossa responsabilidade. Acho um privilégio imenso, estar numa sala com 5 colegas de antiga escola, e serem no total 10 alunos. Isto é um verdadeiro privilégio na vida.
E agora começa a grande tarefa dos trabalhos de casa...e é lindo acompanhá-lo nestas tarefas. Adoro vê-lo a aprender, adoro as curvas que faz com o lápis para desenhar as letras, adoro o olhar atento, e ainda me diz" adoro fazer os trabalhos de casa". Que dure muitos mais anos!!!
Realmentem o meu filho é um espectáulo!

10/09/2011

O inicio


E vai começar assim...já na segunda-feira

20/08/2011

Feijão quê?

Mãe, gosto muito de feijão FRED com atum!

Ficha tripla, nova versão

saída do dia: Mãe, precisamos de uma ficha tribo!!!

15/08/2011

Surpresa


É tão bom quando uma mãe é surprendida com estes mimos! Adorei! O B é um espectáculo e está desejoso de escrever, vê-se!

08/08/2011

Há marcos que fazem a diferença


E estes registos nunca se irão esquecer.
Acabou a pré-primária e o B trouxe para casa este presente tão especial e tão personalizado.
Não me canso de agradecer às educadoras do B por estas maravilhas que, com certeza, aquecem o coração do meu filho e o preparam com confiança para o primeiro passo da sua vida. O que é certo, é que o primeiro desenho que fez depois de receber este estojo, foi feito com o material que lá está dentro. Apesar de ter outro estojo cheio de canetas, fez questão de fazer com o SEU ESTOJO.

31/07/2011

O hino da sala verde

Na escolinha do B, por ser o último ano, os pais fizeram uma música dedicada às prof, e a tudo o que as crianças viverem em cinco anos. Um hino que os miúdos adoraram e não param de cantar. Fica aqui o registo do meu mais que tudo, que tem um futuro promissor enquanto cantor. Partilho, sabe-se lá se alguém ouve e faz disto um hit!!

26/07/2011

Papagayo??

Noutro dia, levei o B ao petisco e lá lhe mostrei esta realidade adorável! :)
Comemos caracóis que ele sempre adorou e lá se aventurou a seguir no picapau, que gostou bastante.
No dia seguinte, numa brincadeira de cozinheiro estava a escrever os ingredientes e disse-me:
"Mãe, vou pôr aqui o Papagayo".
" Papagayo?."
"Sim, aquilo que comemos ontem!"
- "PICA-PAU"!! disse-lhe eu à gargalhada.
Adoro estas saídas e deixar tudo aqui escrito porque daqui a uns anos já não me vou lembrar, de certeza.
É certo que também voa!!

25/07/2011

Expressões de bolso

Há coisas que não me quero mesmo esquecer , nomeadamente estas expressões : mãe, estou insioso!! Adoro !

- Posted using BlogPress from my iPhone

03/07/2011

A primeira grande conquista



E um ciclo se está a fechar, o grande primerio salto na idade, a mudança de contexto, a mudança para uma nova aprendizagem, para um novo ritmo, para que crescas em sabedoria e muito mais. Tenho muito orgulho do meu filho lindo e cá estarei para estar lado a lado em cada uma das tuas conquistas.

16/06/2011

A fita de finalista...


Bernardo, meu filho, meu tesouro…
A melhor prenda que alguma vez recebi….

Estás a viver a primeira grande etapa da tua vida, e muitas mais irás passar, e com orgulho serão todas grandes conquistas, em que tu serás o personagem principal.

Guardo tantas recordações, desde o primeiro dia que te deixei no berçário, desde os dias que te fui buscar, e que me recebias com grandes abraços, e sorrisos, que me enchiam quando te pegava ao colo.
Passaste na sala amarela, eras um gordinho, sempre bem disposto, e sempre muito bem comportado. Na sala azul, laranja e encarnada, muito aprendeste, e muito cresceste, muito te libertaste.
E agora terminas a sala verde com uma grande vontade de aprender a escrever e a ler, cheio de energia e pressa de saber tudo mais depressa que os outros….Gostas de estar à frente, é certo….Gostas de ganhar, gostas de saber mais que os outros e mostrar isso…Não gostas de perder, não gostas que te contrariem, gostas de ser perfeito…eu cá estarei te ajudar a perceber como terás que te adaptar…
Adoras queijo, gostas de sopas batidas, gostas de iogurte de coco, e de stracciatela. Não gostas de morangos, não gostas de salada,.Gostas de caracóis. Adoras chocolate branco, adoras bolachas com chocolate. Gostas do Sporting. Detestas que te chamem a atenção ( eu também , deixa lá  )
Continuas sossegadito, sempre bem comportado, um filho lindo.
Sais com grandes conquistas, com grandes amigos, com grandes referências.
Vais para a 1ª classe. Sais tu próprio, o Benni

13/06/2011

Lágrimas a desenhar as saudades....

Na festa de finalistas, os pais fizeram uma música dedicada às educadoras, como forma de agradecer o tanto que deram aos nossos filhos. Esta música conseguiu ter uma dimensão que jamais pensei, uma carga emocional tão grande, que chegou ao coração do Bernardo de forma muito intensa (e também dos pais, educadoras e crianças). Hoje a cantarmos a música, sim, porque a vamos cantar muitas vezes, o B lá ia deixando cair lágrima a lágrima, como que a contar cada amigo uma a um! A perceber o fim de um ciclo de amizades e de um mundo onde todas as crianças eram os personagens principais. (Filho, ainda bem que sentes isto, é sinal que fizeste grandes amigos, é sinal que cresceste, é sinal que te envolveste, é sinal que tens pessoas que te rodeiam fantásticas, é sinal que tiveste umas educadoras excepcionais, é sinal que estiveste rodeado de amor).
A mim também me parte o coração!

A Letra:


Foram cinco anos de partilha e amizade
Juntos cresceram unidos, apesar da tenra idade
No Berçário se conheceram e as chuchas trocaram
Mas foi na Sala Amarela que todas estas caras se cruzaram
------------------------------------------------------------
Dentro da Sala Azul foi um novo despertar
Nestas crianças todo o mundo girou
Com a Cátia e a Cila a comandar,
A maior das aventuras começou!
------------------------------------------------------------
Refrão:
Viajaram em barcos de piratas, empunharam espadas audazes,
Inventaram fadas e princesas que de tudo são capazes
É vosso o mundo que vos cabe na palma da mão
É vosso todo o amor que guardamos no coração
---------------------------------------------------
Foi na Sala Laranja que o nome desenharam
E com a ponta dos lápis, o futuro traçaram
Com a Cátia e com a Cila, este projecto abraçaram
------------------------------------
Já na Sala Encarnada, às casinhas brincaram
De carrinha p’ra praia e p’ra piscina nadar,
Com a Cátia e com a Cila, sempre atentas a cuidar
------------------------------------
Refrão:
Viajaram em barcos de piratas, empunharam espadas audazes,
Inventaram fadas e princesas que de tudo são capazes
É vosso o mundo que vos cabe na palma da mão
É vosso todo o amor que guardamos no coração
--------------------------------------------------------------------
Depois na Sala Verde e sem nunca desafinar
As bolas amarelas bem tentavam evitar
Aqui fica o nosso obrigado a todos os qu’ajudaram
Aqui fica o nosso obrigado, todos juntos a cantar!
-------------------------------------------------------------------
Viajaram em barcos de piratas, empunharam espadas audazes,
Inventaram fadas e princesas que de tudo são capazes
É vosso o mundo que vos cabe na palma da mão
É vosso todo o amor que guardamos no coração
-----------------------------------------------------------------------
Viajaram em barcos de piratas, empunharam espadas audazes,
Inventaram fadas e princesas que de tudo são capazes
É vosso o mundo que vos cabe na palma da mão
É vosso todo o amor que guardamos no coração!

------
Brilhante!

Festa de finalistas


Pois que chegou o momento. Foi o último ano do B na pré-primária.
O tempo passa a correr, do bercário, sala amarela, sala azul, sala encarnada, sala vermelha, está a uns meses da entrar na 1ª classe! Destes 6 anos guarda grandes tesouros, grandes momentos, grandes amigos e grandes referências. Um obrigado muito especial as fantásticas professoras que foram únicas. Nunca mais me vou esquecer dos valores que transmitiram ao B, de toda a dedicação, de todo o amor com que educaram este grupo tão unido. Tenho muita pena que esteja a terminar este ciclo,pelas saudades que sei que o B vai ter, mas ao mesmo tempo feliz por tantas conquistas. Até breve a todos.

23/05/2011

Sim, tenho muito orgulho

O B sempre teve uma memória visual bastante apurada, desde pequenino, decorando caminhos, sinais, imagens, e agora palavras. Ainda não sabe ler, mas decora as palavras registando o desenho das mesmas. O resultado? É este, com muito Orgulho.
Cá estarei ao seu lado para o ensinar para o ano a ler as palavras que já conhece.

O primeiro dente


E foi no dia 19 de Maio que se deu o grande feito!O primeiro dente caiu!
Estás um crescido, filho grande!

01/05/2011

a prenda da mãe


Acordar e ter um abraço gigante e um " bom dia mãe, és linda, adoro-te", com esta bela prenda, é de encher o coração. Há coisa melhor que isto? Love it!

os frutos das aulas

É o meu orgulho.

18/03/2011

o peão da moda


A miudagem anda completamente maluca por estes peões!E eu também, porque não encontrava de maneira nenhuma, esgotado em todo o lado! Lá consegui encontrar quase, quase a esgotar-se novamente.
O B adora isto.

11/03/2011

E lá vamos aos treinos!

Todos os sábados de manhã, veste orgulhosamente o equipamento, trata as chuteiras delicadamente, como se fossem as responsáveis pelo seu bom desempenho. E lá vamos ao treino!

Monopólio, lego e quebra cabeças

Andamos nisto e adoramos os nossos serões.

Bat Man



-Filho, este ano queres-te mascarar de quê?
Sem qualquer rodeio respondeu de imediato:
- BATMAN.
Pus mãos à obra, conhecimentos a circular e voilá. Consegui o fato do Batman.
Foi o orgulho para ele. Ficou mesmo realizado por ter levado o fato.
São estas pequenas coisas que nos fazem felizes!

já lá vão 6 anos

Não tem sido fácil gerir vida pessoal com vida profissional e por isso mesmo não tem sido de todo possível alimentar este blog com tudo o que o meu filho me enche, com muita pena minha. Todos os dias delicio-me com as suas conversas, perguntas, descobertas.
No dia 3 de Fevereiro fez 6 anos. Não dá para acreditar na rapidez com que cresce. Que saudades!
Estás lindo, meu amor. Como tu próprio me dizes " Adoro-te para sempre" ( ai, esta frase enche-me tanto o coração).

24/01/2011

Isto não vai ser fácil, não....!



Perguntas que começam a ser difíceis de responder...
" Mae, como é que apareceu o mundo?"
" Mãe, como é que apareceu o céu?"
" Mãe, como é que nasceu a primeira pessoa?"
" Mâe, quem descobriu a Polónia?"
( está-se mesmo a ver que estão a falar dos países na escolinha)
" Mãe, como é que apareceram todos os países?"

Aprender , Aprender, Aprender



Estou tão orgulhosa do meu Bernardo!
Está cheio de vontade de aprender, e só me pede para fazer fichas e exercícios!
Já identifica tão bem as letras e escreve com tanta vontade, quase que à espera que a caneta o ensine a ler e a escrever.
É tão bom ensiná-lo e ter esta missão!
O meu orgulho nas síladas e na escrita.